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Noções de Estatística – Finep

Posted on: junho 8, 2009

A utilização das PESQUISAS é muito comum nas mais diversas atividades humanas. Muitas decisões são tomadas tendo como ponto de partida a análise de resultados de cuidadosas pesquisas.

Exemplos:

→ Na época das eleições, as pesquisas eleitorais fornecem elementos para que os partidos e os candidatos redimensionem a campanha eleitoral.

→ Quando do levantamento de um novo produto, as indústrias realizam pesquisas junto aos consumidores para sondar a aceitação desse produto.

→ Emissoras de televisão frequentemente fazem pesquisas com os espectadores, a fim de observarem a aceitação de seus programas.

Conclusão:

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que estuda métodos para a coleta, a organização, descrição, análise e interpretação de dados. Todo o seu estudo objetiva, entre outros, a tomada de decisões.

A coleta, a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.

Portanto, a Estatística é uma ciência criada para dar suporte ao método científico.

A análise e a interpretação dos dados estatísticos tornam possível o diagnóstico de uma empresa.

Exemplo:

→ Na Faculdade, o conhecimento de seus problemas (condições de funcionamento, produtividade), a formulação de soluções apropriadas e um planejamento objetivo de ação.

População e Amostra

As pessoas de uma comunidade podem ser estudas sob diversos ângulos. Por exemplo, podem ser estudadas quanto ao sexo (masculino ou feminino), quanto à estatura (baixa, média ou alta), quanto à renda (pobres e ricas), etc.

Sexo, estatura e renda são variáveis, isto é, são propriedades as quais podemos associar conceitos ou números e assim expressar, de certa maneira, informações sob a forma de medidas.

POPULAÇÃO (ou UNIVERSO) é qualquer conjunto de INFORMAÇÕES que tenham, entre si, uma CARACTERÍSTICA COMUM.

Voltemos às pessoas da citada comunidade. O conjunto de TODAS as estaturas constitui uma POPULAÇÃO DE ESTATURAS; o conjunto de TODOS os pesos constitui uma POPULAÇÃO DE PESOS; o conjunto de TODAS as cores de olhos constitui uma POPULAÇÃO DE CORES DE OLHOS.

Então, população não implica necessariamente GENTE e PESSOAS. O que importa é a VARIÁVEL estudada. Você pode ter uma POPULAÇÃO DE PESO DE RATOS ou COMPRIMENTOS DE MINHOCAS.

Se uma população for muito grande (por exemplo, o conjunto de todas as estaturas de uma comunidade), o pesquisador poderá ter um trabalho astronômico para estudá-la. E em alguns casos os resultados serão sempre falhos.

É só pensar no número de nascimentos e mortes diários, isto é, na ENTRADA e SAÍDA de informações, para avaliar a dificuldade e a imprecisão do trabalho.

Nesses casos, o estatístico recorre a uma AMOSTRA, que, basicamente, constitui uma REDUÇÃO da população a DIMENSÕES MENORES, SEM PERDA DAS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS.

Exemplo:

Imaginemos uma escola com 400 alunos (meninos, idades entre 6 e 16 anos).

Se quisermos fazer um estudo das estaturas (qual a estatura média?) podemos simplificar o trabalho colhendo uma amostra de, digamos, 40 alunos e estudar o COMPORTAMENTO DA VARIÁVEL ESTATURA APENAS nesses alunos.

A variável estudada poderia ser inteligência, número de filhos, número de cáries, notas em história ou renda familiar.

Uma amostra, para ser BOA, tem de ser REPRESENTATIVA, ou seja, deve conter EM PROPORÇÃO tudo o que a população possui QUALITATIVA E QUANTITATIVAMENTE. E tem de ser IMPARCIAL, isto é, todos os elementos da população devem ter IGUAL OPORTUNIDADE de fazer parte da amostra.

Logo, algum amigo poderá fazer parte da amostra, mas não todos.

Definições:

VARIÁVEIS (DADOS) são observações (tais como medidas, sexos, respostas de pesquisas) que tenham sido coletados.

ESTATÍSTICA é uma coleção de métodos para o planejamento de experimentos, obtenção de dados e, consequentemente organização, resumo, apresentação, análise, interpretação e elaboração de conclusões baseadas nos dados.

Uma POPULAÇÃO é a coleção completa de todos os elementos (escores, pessoas, medidas e outros) a serem estudados. A coleção é completa no sentido de que inclui todos os sujeitos a serem estudados.

Uma AMOSTRA é um subconjunto finito de uma população.

Exercícios

1. Identifique (a) a amostra e (b) a população. Determine, também, se é provável também que a amostra seja representativa da população.

a. Um repórter da Veja se coloca em uma esquina e pergunta a 10 adultos se acham que o atual presidente está fazendo um bom trabalho. Amostra: os 10 adultos selecionados; População: todos os adultos; não representativa

b. O Datafolha pesquisa 5000 famílias selecionadas aleatoriamente e verifica que entre as televisões em uso 19% estão ligadas no programa O Aprendiz (com base em dados da Folha de São Paulo).

c. Em uma pesquisa Gallup de 1059 adultos selecionados aleatoriamente, 30% responderam “sim” quando lhes foi perguntado “você tem uma arma em casa?”.Amostra: os 1059 adultos selecionados; População: todos os adultos; representativa

d. Uma estudante de graduação da Universidade Federal do Pará realiza um projeto de pesquisa sobre como adultos brasileiros se comunicam. Ela começa com uma pesquisa pelo correio enviada a 500 adultos que conhece. Ela pede a eles que devolvam por correio a resposta a esta pergunta: “Você prefere usar o correio eletrônico ou o correio usual?” Ela recebe de volta 65 respostas, com 42 delas indicando preferência pelo correio usual.

2. Imagine que alguém resolveu fazer uma pesquisa sobre o esporte preferido da população brasileira. Para tanto, entrevistou 2000 pessoas. Esta amostra da população brasileira estaria sendo representativa se:

1. todas fossem do mesmo sexo?

2. todas fossem da mesma idade?

3. todas fossem da mesma cidade?

4. todas fossem da mesma classe social?

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